Veterano da Disney Glen Keane se junta a estúdio chinês para dirigir filme animado

Glen-Keane-HelmsGlen Keane Helms

Vencedor do Oscar 2018 de Best Animated Short Film (Melhor curta de animação), além outras premiações importantes em sua carreia, a lenda da animação Glen Keane, que já trabalhou em funções chave em filmes como The Little Mermaid (A Pequena Sereia), Aladdin e Beauty and the Beast (A Bela e a Fera), Pocahontas, Tarzan, Tangled (Enrolados), entre outras produções ao longo de quase 38 anos na Disney (desde Setembro de 1974), no início de 2018 se juntou ao estúdio chinês Pearl Studio para dirigir Over The Moon, filme animado para a Netflix.

Com data de lançamento mundial marcada para 2020, a aventura imaginativa de Over The Moon é um musical animado de longa-metragem que narra à aventura de Fei Fei, uma garota que constrói um foguete na esperança de viajar para a lua e conhecer a lendária Deusa da Lua. “Sou poderosamente atraído por personagens que acreditam que o impossível é possível.”, diz Glen Keane sobre o filme.

glen-keane-over-the-moon-fei-feiEsboço da protagonista Fei Fei, do filme animado Over the Moon, dirigido por Glen Keane, produzido pelo Pearl Studio para a Netflix, com data de lançamento para 2020

O antigo estúdio de animação Oriental DreamWorks, hoje Pearl Studio, foi estabelecida na China em 2012 através de um investimento compartilhado entre a DreamWorks Animation e outras empresas chinesas de investimento como a China Media Capital e a Shanghai Alliance Investment. Esta empresa sino-americano foi responsável pela distribuição de The Croods (Os Croods) lançado em 2013, e a produção de Kung Fu Panda 3 em 2016, seu 1º filme animado para o cinema.

Em Março de 2017, o conglomerado NBCUniversal, entre outras, proprietária da DreamWorks Pictures e DreamWorks Animation, anunciou que venderia a sua participação na Oriental DreamWorks para reestruturação e possivelmente por problemas com a legislação de mercado chinesa. Segundo a variaty.com na época, isso marcou o fim de uma das conexões de maior visibilidade entre Hollywood e a China.

No início deste ano, em Fevereiro de 2018, a China Media Capital anunciou que assumiria o controle total da Oriental DreamWorks, e renomeou o estúdio como “Pearl Studio”.
glen-keane-over-the-moon-logosDe maneira forte e efetiva, o Pearl Studio entra no mercado mundial de animação impulsionado por uma lista de grandes produções em vista, que chegarão em breve aos cinemas e streaming, incluindo “Abominable”, dirigido por Jill Culton (Toy Story, Monsters, Inc., Hotel Transylvania, etc) que chegará aos cinemas em 2019, “The Monkey King”, produzido pelo ator Stephen Chow (Shaolin Soccer, Kung Fu Hustle, etc), ainda sem data, e o maior destaque, “Over the Moon” em 2020, dirigido por Glen Keane, artista veterano da Disney.

Glen Keane é um dos talentos de animação mais amados e respeitados do mundo”, disse Peilin Chou, diretor de criação do Pearl Studio. “Suas contribuições para a forma de arte (animação) são lendárias e como Pearl Studio está lançando suas atividades operacionais, não consigo imaginar um diretor mais emocionante ou importante para trazer esta enorme visão, verdade e alma de Over the Moon à vida.”