SIGGRAPH 2018: o maior festival de Animação por Computador abre suas portas

2018 SIGGRAPH -01

A edição 2018 do SIGGRAPH – Computer Animation Festival (Festival de Animação por Computador), que será realizado entre os dias 12 a 16 de Agosto em Vancouver, no Canadá, já começou a sua mostra anual de avanços em computação gráfica e desde então vem celebrando a ascensão da computação gráfica como um meio para contar histórias, não apenas em animação, mas também em efeitos visuais para filmes e jogos digitais.

Alinhado com o tema “Generations” da conferência deste ano, a organização do SIGGRAPH elaborou uma programação para exibir no Electronic Theater os 25 curtas-metragens selecionados dentre os mais de 400 inscritos, parte fundamental da experiência dentro do evento.

Além do Electronic Theater, as atrações do VR Theater (VR – Virtual Reality ou Realidade Virtual) também promete atrair o publico em massa. Em seu segundo ano de atividade, o VR Theater apresentará exibições diárias para a te 32 pessoas por sessão. Junto com as duas salas de cinema, o SIGGRAPH oferece atividades em quiosques individuais, escolhidos entre mais de 30 inscrições.

Em entrevista a awn.com o diretor do SIGGRAPH, Larry Bafia explica: “Este ano, temos programado a exibição de 25 projetos no Electronic Theater e 14 projetos no VR Theater. Recebemos 425 inscrições este ano, e dentre eles provavelmente há duas dúzias de países inscritos e, com base nisso, entre o Electronic Theater e o VR Theater, provavelmente temos cerca de 20 países representados, 11 no VR Theater e 9 no Electronic Theater.”

2018 SIGGRAPH -02Larry Bafia – diretor do 2018 SIGGRAPH Computer Animation Festival 

O SIGGRAPH – Computer Animation Festival é reconhecido pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), aquela que premia os filmes com o Oscar (Academy Awards), como um festival de qualificação. Um júri reconhecido internacionalmente recebe centenas de inscrições e apresenta o melhor trabalho do ano, com os prêmios Best in Show Award (Melhor na Exposição), Jury’s Choice Award (Escolha do Júri) e Best Student Project (Melhor Projeto Estudantil). Desde 1999, várias obras que foram originalmente apresentadas no SIGGRAPH foram nomeadas ou receberam o Academy Award (Oscar) de Best Animated Short (Prêmio de Melhor Curta de Animação). Os vencedores da competição do SIGGRAPH deste ano incluem Hybrids (Best in Show) curta animado da produtora MoPaBilby (Jury Award) da DreamWorks Animation e Overrun (Best Student Project) do estúdio Supinfocom.

2018 SIGGRAPH -04Hybrids (Best in Show)
da produtora MoPa

2018 SIGGRAPH -03Bilby (Jury Award)
da DreamWorks Animation, dirigido por Liron Topaz, Pierre Perifel and JP Sans

2018 SIGGRAPH -05Overrun (Best Student Short)
do estúdio Supinfocom, dirigido por Pierre Ropars, Antonin Derory, Diane Thirault, Jérémie Cottard, Matthieu Druaud e Adrien Zumbihl