Roger Rabbit comemora seus 30 anos e somos nós que ganhamos o presente

livro-Roger-Rabbit-01

Depois do sucesso de Back to the Future (De Volta Para o Futuro) em 1985, Robert Zemeckis (direção) e Steven Spielberg (produção executiva) novamente se juntaram para quebrar mais um paradigma na indústria cinematográfica. Depois de 2 anos de produção, no dia 22 de Junho de 1988, estreava nos cinemas americanos Who Framed Roger Rabbit (Uma Cilada para Roger Rabbit) ou simplesmente Roger Rabbit, como é popularmente chamado.

O filme foi lançado pela Disney, através da sua subsidiária Touchstone Pictures, e rapidamente conquistou sucesso comercial, entre o publico e críticos. Além disso, do ponto de vista industrial, Roger Rabbit trouxe uma renovação pelo interesse do chamado Golden Age of American animation (Era de Ouro da animação americana) (anos 40), um sentimento que ao final da década de 80 e início da 90 iria colaborar fortemente para a renovação da animação americana e um renascimento da Disney.

livro-Roger-Rabbit-04Quadros mostrando algumas das camadas necessárias para realizar o vestido de Jessica Rabbit

Em comemoração aos 30 anos de Roger Rabbit, segundo o site cartoonbrew.com, o autor canadense Ross Anderson está escrevendo o livro intitulado Pulling a Rabbit Out of a Hat (“Puxando um coelho da cartola”), atualmente em produção e agendado para ser publicado no ano que vem, em 2019. A ideia do livro é ser muito mais do que um “making of” de Roger Rabbit, mas sim ir mais a fundo nos bastidores da produção do filme.

Para alcançar tudo isto e escrever o livro, Ross Anderson falou com mais de 140 pessoas envolvidas com a produção, desde a primeira versão do projeto na Disney no início dos anos 80, até a versão final do filme dirigida por Robert Zemeckis e a parte animada pelo estúdio de Richard Williams em Londres.

Para organizar o livro, Ross Anderson criou um site fascinante onde insere as informações coletadas em sua pesquisa, ou seja, as informações estão sendo atualizado regularmente com obras de arte nunca antes vistas, filmagens raras dos bastidores e novas informações sobre a produção do filme. O site é aberto ao publico!

livro-Roger-Rabbit-05Os quadros mostram os vários frames gerados como parte do processo de composição ótica

Mais importante do que as muitas premiações que ganhou, entre elas 4 Oscars em 1989, Roger Rabbit foi o filme que tirou a animação de um nicho predominantemente infantil/familiar em Hollywood dos anos 70 e 80, para estabelecer um novo modelo de animação que poderia apelar igualmente para crianças e adultos.

Roger Rabbit, junto com outras obras como Akira (1988), sacudiram a forma de pensar da indústria de animação mundial e cinematográfica como todo, que 30 anos depois ainda norteia as suas produções animadas dos estúdios pelo nicho que eles querem atingir.

livro-Roger-Rabbit-06Uma das impressoras ópticas do ILM (Industrial Light & Magic)

Pulling a Rabbit Out of a Hat promete ser uma leitura obrigatória, e até que o livro de Ross Anderson seja lançado, vale à pena explorar as informações de seu site. Divirta-se!

CURIOSIDADE: O filme Who Framed Roger Rabbit marcou a primeira e única vez na história em que os personagens Mickey Mouse da Disney e o Bugs Bunny (Perna Longa) da Warner Bros. aparecem oficialmente juntos em uma mesma cena de um mesmo filme.

livro-Roger-Rabbit-02

livro-Roger-Rabbit-03