Os Avatares da Nickelodeon (2de2) | GA 04

Nesta 2ª parte do episódio sobre Os Avatares da Nickelodeon vamos falar de The Legend of Korra, série sucessora de Avatar TheLast Air Bender. Para saber mais: Os Avatares da Nickelodeon (parte 1 de 2) | Geração Animação 03


[ADENDO]
para não deixar o vídeo mais longo do que ele já está, preferi colocar este ADENDO por escrito do que deixar de compartilhar com vocês essas curiosidades sobre a produção de The legend of Korra. Segue:

Em entrevista ao periódico Hollywood Reporter em 13 de Abril de 2012, apenas 1 dia depois da estréia do primeiro episódio de The Legend of Korra (A Lenda de Korra), Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino revelaram algumas curiosidades sobre a produção de The Legend of Korra:

Naga o cão-urso-polar de Korra
Segundo Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino, Naga, o polar-bear-dog (cão-urso-polar) de Korra, foi criado dez anos antes, em 2002 quando os dois criadores estavam desenvolvendo a série do Avatar: The Last Airbender. Na época, o Bryan Konietzko fez um esboço de um urso polar bípede com características caninas, mas como nunca encontraram um lugar para inseri-lo na série do Avatar, o desenho foi deixado de lado. Mas quando a equipe de produção veio com a personagem da Korra, houve a necessidade que ela tivesse um animal que a acompanhasse em sua jornada e ao mesmo tempo fosse um meio de transporte para ela. Com isso eles voltaram ao antigo desenho de Bryan, que teve como base os cachorros dos dois criadores, que segundo eles, são filhos da mesma cadela.

Criação do nome “Korra”
Desde o início do processo de desenvolvimento da nova série, os dois criadores já tinham em mente que a nova Avatar deveria ser o oposto de Aang, com personalidade forte e explosiva, mais atitude e que tivesse facilidade de aprender todos os elementos, exceto o ar. Assim, a personagem Korra foi inspirada em lutadoras de MMA. Entretanto, o nome Korra demorou para ser escolhido, e no final foi baseado no nome de um cachorro, chamado Cora, C-O-R-A. Em entrevista, Bryan Konietzko contou que tudo começou no final de novembro de 2009, quando a personagem que seria a próxima Avatar, depois de Aang, já estava criada, mas ele e o Michael estavam tendo dificuldade de estabelecer um nome para ela. Ainda que tivessem um certo som para os nomes das Water Tribes (Tribos da Água), como Katara e Sokka, com muitos sons “a” e “k”, simplesmente os dois não conseguiam encontrar um nome que ambos concordassem. Em fevereiro de 2010, Bryan e Michael ainda não tinham decidido um nome para a protagonista. Então no final das férias, antes de voltar para os estúdios da Nickelodeon e retomar o trabalho com a nova série, os dois criadores viajaram para fazer um curso de fotografia de paisagem. Chegando à pousada ecológica aonde seria ministrado o workshop de fotografia durante toda a semana, eles foram recebidos pelo dono do lugar, que mostrou as instalações e os apresentou ao seu cachorro, Cora. Segundo Bryan, naquele momento, seus ouvidos se animaram. Imediatamente, ele virou a cabeça e olhando para Michael, disse: “Esse é o nome!” Felizmente, Michael também pensou a mesma coisa, pois Cora é agradável e simples, tem o benefício de ser um nome do “mundo real” e com um ajuste ortográfico, “Korra” se encaixou perfeitamente com a cultura que os dois criadores estabeleceram para as Tribos da Água.

Ideia do torneio Pro-Bending
A idéia do torneio Pro Bending (traduzido como: torneio de Dominação Profissional) foi desenvolvida antes mesmo da criação da personagem Korra. Entre as produções das séries de Avatar: The Last Airbender e The Legend of Korra, os dois criadores tiveram a idéia de criar uma história no mundo do Avatar, que deveria acontecer antes da Guerra dos 100 Anos, onde reuniria os melhores dobradores dos 4 elementos do mundo para competirem entre si dentro de uma arena. Como a Republic City foi desenvolvida no estilo da década de 1920 para a série The Legend of Korra, a antiga ideia de um campeonato entre dobradores foi retomada e evoluiu para o Pro Bending, mais parecido com as lutas de boxe profissional, esporte mais popular na época, onde cada evento era um verdadeiro espetáculo. Mas ao invés dos dobradores (de elementos individuais) lutarem um contra o outro, os criadores decidiram que formar equipes, da água, terra e fogo, em um campeonato seria a melhor maneira de ilustrar como a United Republic of Nation é (se tornou) bem miscigenada, em comparação ao tempo de Aang, quando havia uma forte divisão entre cada cultura dos 4 elementos. O aspecto esportivo também forneceu uma maneira de evoluir e modernizar os estilos de dobras (bending), saindo um pouco do disciplinado conceito das artes marciais para algumas variações engraçadas, que igualmente faz parte do conceito desta nova série.


Livro “Animação, a 8ª Arte” à venda aqui!

REFERÊNCIAS

Abertura original de The Legend of Korra

Studio Mir – A Making Film of The Legend of Korra

The Legend of Korra | The Voice Actors Prepare: Extended Edition

Legend of Korra panel 2/4 – SDCC 2012

Blog oficial do Bryan Konietzko

• Avatar: The Last Airbender Documentary (Full) – Avatar Spirits