Netflix irá produzir Animal Farm de George Orwell com realização de Andy Serkis e Matt Reeves

netflix-produção-animal-farm-andy-serkis-04

Quando pensamos no título Animal Farm (A Revolução dos Bichos), mais até do que o livro original, muito provavelmente vamos lembrar daquele antigo filme animado de 1954, a 1ª animação para o cinema do Reino Unido, produzido pelo estúdio de animação inglês Halas & Batchelor Cartoons

Mas espere! Com muito cacife a Netflix surpreende mais uma vez!!!

netflix-produção-animal-farm-andy-serkis-01

Com uma produção turbulenta desde 2012 e originalmente planejado para ser lançado em Outubro de 2016, o filme CGI live action Mowgli (baseado no livro The Jungle Book de Rudyard Kipling), dirigido por Andy Serkis, foi vendido à Netflix pela Warner Bros. no dia 27 de Julho de 2018, que agora sendo a nova detentora dos direitos do filme, planeja um lançamento mundial em 2019.

Ainda segundo a deadline.com, apenas alguns dias após comprar os direitos de Mowgli da Warner Bros., a Netflix fechou outra parceria com Andy Serkis, adquirindo no dia 1º de Agosto de 2018, os direitos de produção videográfica do clássico livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), escrito pelo inglês George Orwell em 1945.

Nesta produção da Netflix, Andy Serkis irá dirigir o filme e realizar o performance-capture (captura de performance). Matt Reeves, Rafi Crohn e Adam Kassan irão produzir o filme com Andy Serkis e Jonathan Cavendish, do estúdio *The Imaginarium.

*The Imaginarium, também conhecida como Imaginarium Productions, é uma estúdio especializado em digital performance-capture sediada em Londres, fundado em 2011 pelo ator/diretor Andy Serkis e pelo produtor de cinema Jonathan Cavendish.

O acordo com a Netflix reúne novamente Andy Serkis com Matt Reeves depois que eles trabalharam juntos na produção de Dawn of the Planet of the Apes (Planeta dos Macacos: O Confronto) em 2014 e War for the Planet of the Apes (Planeta dos Macacos: A Guerra) em 2017. Desde 2012 que Andy Serkis e Jonathan Cavendish (via Imaginarium Productions) estavam tentando tirar do papel sua versão de Animal Farm. Agora com a luz verde dada pela Netflix, parece que finalmente o projeto será realizado!

Em depoimento, Jonathan Cavendish disse que a intenção é trazer “Animal Farm para a tela de uma forma completamente contemporânea, que irá destacar a impressionante relevância hoje do poder satírico e dramático do clássico re-imaginado de Orwell.”

Esta nova adaptação de Animal Farm ainda não tem data de estreia.

netflix-produção-animal-farm-andy-serkis-05

netflix-produção-animal-farm-andy-serkis-02

netflix-produção-animal-farm-andy-serkis-03

Basicamente, a narrativa alegórica de George Orwell, publicada em 1945, retrata a história de uma revolução bem sucedida em uma fazenda, realizada pelos animais residentes contra o fazendeiro humano, que posteriormente se torna um pesadelo social pela tirania imposta de alguns animais sobre os outros. Mimetismo social da revolução russa de 1917, e o subsequente regime stalinista da União Soviética, que ainda se reflete nos dias de hoje em diversas culturas e contextos a sociais.

A versão animada de Animal Farm do Halas & Batchelor Cartoons, é um bom exemplo de animação clássica que permanece relevante e atual mesmos nos dias de hoje. Financiado por Louis de Rochemont, em 1951 o estúdio Halas & Batchelor Cartoons iniciou a pré-produção da obra animada que iria fazer história no cinema e conceder notoriedade ao estúdio. Em 1954 o filme animado Animal Farm, se tornou a primeira animação britânica a ser lançada para o cinema. Apesar da animação ter tido um final feliz, diferentemente do livro, a versão animada de Halas & Batchelor Cartoons manteve-se fiel a história original, capturando a eterna alegoria política de Orwell, mas com uma certa compaixão.