Morreu hoje, aos 95 anos, Stan Lee, o criador de heróis da Marvel! T_T

Stan Lee morreu-03

Infelizmente, hoje nos despedimos de Stanley Martin Lieber ou simplesmente Stan Lee (1922-2018), a lenda que, ao lado de Jack Kirby (1917-1994), ajudou a criar o universo fantástico dos quadrinhos da MARVEL que tanto amamos.

Conhecido por seu trabalho altamente criativo, Stan Lee na década de 70 também teve que lutar contra o preconceito (Comics Code Authority) atribuído a sua arte na época, um movimento prospero que promoveu uma visibilidade muito positiva aos quadrinhos. Mais recentemente, suas participações especiais nos filmes da MARVEL o tornaram ainda mais conhecido, como uma das figuras mais icônicas da indústria.

Stan Lee morreu- 04

Conforme noticiado pelo Canal G1, Stan Lee, roteirista e editor da Marvel Comics, morreu aos 95 anos. A filha de Stan Lee confirmou a morte do pai nesta segunda-feira, dia 12 de Novembro de 2018. Ele passou mal em sua casa em Los Angeles, nos EUA, e foi levado ao hospital, onde faleceu. Ele sofria de pneumonia e de problemas nos olhos.

Em Setembro de 2012, Stan Lee, então com 89 anos, foi submetido a uma operação para inserir um marca-passo, que exigiu o cancelamento de suas aparições em diversas convenções. Posteriormente, no dia 6 de Julho de 2017, Joan Boocock Lee, com quem Stan Lee era casado por 69 anos, faleceu de complicações após um acidente vascular encefálico. Ela tinha 95 anos de idade. Após a morte de sua esposa e mesmo com a saúde debilitada, exercendo muito esforço, Stan Lee continuou indo a eventos, pois dizia que o carinho dos fãs era o melhor remédio para a dor dele!

Stan Lee morreu-02

Entre as muitas conquistas, Stan Lee era conhecido por sempre exclarmar “Excelsior”, uma expressão que ele utilizava nas suas colunas dentro das HQs, nos eventos para os fãs e sempre que tinha oportunidade. A expressão se tornou um dos maiores símbolos dele. Certa vez, em uma antiga entrevista, o próprio Stan Lee explicou a origem da palavra: Excelsior é uma palavra em latim que significa “grandioso, majestoso, incrível, superior” e normalmente é utilizada para exaltar alguma obra artística.

10 MAIORES CONTRIBUIÇÕES DE STAN LEE PARA O MUNDO DOS QUADRINHOS!

1. Spider-Man (Homem-Aranha) – Amazing Fantasy #15 (August 1962)
Começando pelo personagem mais querido pelo próprio Stan Lee, o Homem-Aranha foi uma de suas melhores criações, transformando-se em um dos personagens mais amados por todos os leitores. De acordo com o próprio Stan Lee, as pessoas amam o Homem-Aranha, porque quando olham pra ele e seu uniforme não mostra nada de seu corpo, na verdade ele pode representar qualquer pessoa.

2. Fantastic Four (Quarteto Fantástico) – The Fantastic Four #1 (November, 1961)
Foi a criação do Quarteto Fantástico que colocou o conceito de um grupo de super-seres da MARVEL no radar de todas as editoras na época. Após o grande sucesso do Quarteto Fantástico, todas editoras queriam fazer alguma equipe em seus quadrinhos.

3. The Avengers (Os Vingadores) – The Avengers #1 (September, 1963)
Mas o Quarteto Fantástico não foi o único grupo de super poderosos que Stan Lee ajudou a criar. Não podemos subestimar a importância dos Vingadores nos quadrinhos da MARVEL, onde tínhamos heróis de diferentes títulos se juntando em uma só equipe, diferentemente do Quarteto que eram todos integrantes sempre do mesmo quadrinho.

4. X-Men – The X-Men #1 (September 1963)
Outra grande contribuição que Stan Lee trouxe para o mundo dos quadrinhos foi a criação dos X-Men, principalmente pois junto com os X-Men, Stan Lee estava também introduzindo o conceito dos mutantes. Rumores dizem que Stan Lee inventou os mutantes pois já estava com “preguiça” de criar novas histórias de origem.

5. Hulk – The Incredible Hulk #1 (May 1962)
Claro que não poderíamos deixar de fora outra das principais co-criações de Stan Lee, o Incrível Hulk. Hulk é um daqueles poucos personagens que todo mundo conhece e, com certeza, seu sucesso fez – e ainda faz – com que o mercado de quadrinhos acabe pegando muita referência neste personagem que foi baseado no conto do Médico e o Monstro.

6. Galactus – Fantastic Four #48 (March 1966)
Também não podemos esquecer de algumas contribuições de Stan Lee para a criação de vilões. Sendo um dos principais, o poderoso Galactus o devorador de planetas, mestre do Silver Surfer (Surfista Prateado). Todo o conceito de Galactus traz uma nova dimensão e noção da infinidade do universo e das inúmeras possibilidades que ele traz.

7. Doctor Doom (Doutor Destino) – The Fantastic Four #5 (July 1962)
Não podemos falar de vilões e Stan Lee sem mencionar o vilão favorito dele: Victor Von Doom, o Dr. Destino. Porém, na cabeça de Stan Lee, Doom não é um vilão por se assim dizer. Ele apenas acha que tem a capacidade de fazer do mundo um lugar melhor. Só que, pra isso, ele precisa primeiramente conquista-lo. E é esse tipo de personagem que Stan Lee trouxe para o mundo dos quadrinhos.

8. Representou as minorias
Não só de personagens se baseia o legado de Stan Lee na indústria dos quadrinhos. Quando histórias em quadrinhos eram essencialmente algo infantil, Stan Lee era um grande advogado das mulheres em uma indústria praticamente voltada para homens.

Stan Lee, por várias vezes, usou de seus personagens para defender minorias importantes. Isso se refletia também nos quadrinhos dos X-Men por exemplo, onde ele tratava bastantes de assuntos como discriminação.

Assim como também a criação de heróis negros como o pantera Negra ajudava a aumentar a representatividade de minorias.

9. Humanidade nos quadrinhos
Como mostrado nos itens do Homem-Aranha e do Hulk, Stan Lee é um dos grandes responsáveis por fazer a revolução nos quadrinhos onde os personagens deixaram de ser coisas bidimensionais, para se tornar personagens mais humanos, com falhas, sentimentos, com mais profundidade.

10. Revitalizou os quadrinhos
Claro que eu não irei dizer que Stan Lee foi o único responsável por isso. Mas quando os quadrinhos passaram por uma crise após a Segunda Guerra Mundial, foram as inovações de Stan Lee que contribuíram bastante para que os quadrinhos voltassem à ativa e chegassem aonde estão.

Tristeza na Terra, felicidade nos Céus.

Stan Lee, EXCELSIOR!!!

Stan Lee morreu-01

 

Via Twitter (17:46 – 12 de nov de 2018):

“Stan Lee was as extraordinary as the characters he created. A super hero in his own right to Marvel fans around the world, Stan had the power to inspire, to entertain, and to connect.”

–Bob Iger (CEO – The Walt Disney Company )