John Musker se aposenta depois de 40 anos na Disney

John Musker

Depois de 4 décadas dedicados a animação dentro do estúdio Disney, John Musker, diretor de Aladdin, entre outros, anunciou que vai se aposentar e não trabalhará mais no meio. Em parceria com o diretor de animação Ron Clements, John Musker formou a dupla de um dos principais diretores do estúdio de animação Walt Disney Pictures. Seu trabalho ao longo dos anos inspirou uma legião de novos animadores. Se você estava vivo nos anos 90, independente da sua idade, mesmo que não saiba, você está, sem dúvida, muito familiarizado com os icônicos filmes de John Musker e Ron Clements.

John Musker começou a trabalhar como animador no estúdio Disney em 1977. Posteriormente na empresa, conseguiu escrever e dirigir o seu primeiro filme, intitulado The Great Mouse Detective (As Peripécias do Ratinho Detetive), lançado em 1986. John Musker esteve presente na chamada Golden Age (Era de Ouro) da Disney, onde algumas das mais clássicas animações da Disney foram realizadas, produzindo filmes como The Little Mermaid (A Pequena Sereia) em 1989, Aladdin em 1992 e Hercules em 1997. Posteriormente em 2002, sempre trabalhando junto com Ron Clements, lançou o filme animado Treasure Planet (Planeta do Tesouro) que se tornou o maior fracasso de sua carreira. Apesar de hoje ser considerada uma animação cult, por ter sido pioneira de misturar elementos 2D e 3D diretamente nos personagens, na época ela foi um desastre nas bilheterias, gerando grande prejuízo. Com um orçamento de US$ 140 milhões, o filme só arrecadou US$ 109 milhões nos cinemas.

ron-clements-john-musker-moana-film-interview

John Musker e Ron Clements

Com o lançamento do filme animado The Princess and the Frog (A Princesa e o Sapo) em 2009, a dupla John Musker e Ron Clements quebraram um paradigma ao apresentar Tiana, estabelecendo a primeira princesa negra da Disney. Inclusive, esta foi a última animação 2D para o cinema que a Disney produziu. O projeto mais recente da dupla de diretores foi Moana (Moana, Um Mar de Aventuras) lançado em 2016. Este filme animado 3D, foi muito elogiado por sua diversidade cultural e excelente representatividade étnica da cultura Maori, através de seus personagens, costumes e cenários. Inclusive, Moana foi indicado a dois Oscar em 2017, um de Best Animated Feature Film of the Year (Melhor Animação) e Best Achievement in Music Written for Motion Pictures (Original Song) (Música Original).

VALE LEMBRAR: Como a premiação do Oscar de Best Animated Feature Film of the Year (Melhor Animação) só começou a ser entregue a partir de 2003, John Musker e Ron Clements nunca concorreram por seus clássicos filmes da Disney.

A título de curiosidade, John Musker e Ron Clements quase sempre colocavam versões de si mesmos em suas animações produzidas para a Disney, escondidas como easter eggs:

RonandJohninAladdin Aladdin (1992)

RonandJohninHerculesHércules (1997)

RonandJohninTreasurePlanetPlaneta do Tesouro (2001)

Ron Clements and John Musker as the Fenner Brothers in Princess and the Frog

RonandJohninPrincessandtheFrog A Princesa e o Sapo (2009)

RonandJohninMoanaMoana (2016)