Big Fish & Begonia: um marco para a indústria chinesa de animação

Big Fish n Begonia postersPosters do filme

Depois de conquistar um grande sucesso nas bilheterias internacionais, o filme animado Big Fish & Begonia, lançado em Julho de 2016, se tornou referência como um dos principais filmes de animação produzidos na China. Entusiastas, profissionais e críticos, já consideram que Big Fish & Begonia está na vanguarda da florescente indústria de animação chinesa. E o melhor de tudo, no dia 6 de Abril de 2018 a Funimation, uma das principais distribuidoras americanas de aníme, lançou o filme nos EUA, e no dia 18 de Abril de 2018 a Manga Entertainment, outra grande distribuidora internacional de aníme, lançará o filme no Reino Unido, praticamente uma das portas de entrada para o resto da Europa.

Big Fish & Begonia –  Official Trailer (English Sub)

Big Fish & Begonia – Official Trailer (English Language)

Em entrevista a awn.com os animadores Xuan Liang e Chun Zhang, responsáveis pelos 12 (doze) anos de produção, roteiro e direção do filme animado Big Fish & Begonia, contam como foi trabalhar para realizar essa obra épica de fantasia e aventura, construída a partir das lendas e personagens mitológicos da literatura clássica chinesa.

Segundo os dois produtores, a história do filme foi inspirada em um mito do antigo clássico taoísta chinês Zhuangzi, que é um conto de amor e sacrifício, mas também em outros clássicos da literatura fantástica chinesa como The Classic of Mountains and Seas, and In Search of the Supernatural. A narrativa de Big Fish & Begonia nos leva a crer que há uma raça mística de seres que controlam a maré e a mudança das estações. Mas um desses seres, uma jovem garota chamada Chun, quer experimentar o mundo humano, e não simplesmente observá-lo. Quando ela faz dezesseis anos, é permitido a Chun se transformar em um golfinho e explorar o mundo humano. Entretanto, ela descobre que o mundo dos humanos é um lugar perigoso. Chun quase morre ao ficar presa em uma rede de pesca, mas é salva por um jovem rapaz, que por consequencia é sugado por um redemoinho no mar e acaba morrendo afogado. Movida por sua gentileza e coragem, ela decide devolver ao menino a vida, mas esse poder tem um preço. Chun terá que encarar aventura e sacrifício para proteger a alma do garoto até que esteja pronto para retornar ao mundo humano.

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O projeto Big Fish & Begonia surgiu a partir de uma animação de sete minutos realizada em Flash, que a dupla produziu em 2004. Tendo uma boa receptividade na China, essa animação publicada on-line serviu de trampolim para que Xuan Liang e Chun Zhang estabelecessem a sua própria produtora no ano seguinte. A Shout! Studios nasceu em 2005 com o objetivo de desenvolver e transformar aquela animação em Flash em um filme animado para o cinema. Xuan Liang finalizou o roteiro do longa-metragem em 2009, mas infelizmente, na mesma época, os fundos do orçamento inicial se esgotaram rapidamente, desta forma, para manter o projeto ativo, Xuan Liang teve que assumir outros projetos em paralelo, atrasando a produção de Big Fish & Begonia.

O projeto da animação de longa-metragem Big Fish & Begonia foi arquivado por vários anos até que Xuan Liang postou no Weibo (tipo o Twitter da China) em 2013, pedindo ajuda para financiar o filme e divulgar o projeto Big Fish & Begonia. Na mesma época, Xuan Liang e Chun Zhang lançaram uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) na China e, em algumas semanas, conseguiram o apoio financeiro de 4.000 apoiadores on-line, que foi na época o maior sucesso da China para um único projeto, arrecadando US$ 260.000. Essa movimentação inspiradora chamou a atenção da EnlightMedia, uma grande produtora de filmes em Beijin (China), a intervir e fornecer o financiamento para completar o filme animado. Posteriormente, em 2014, o estúdio coreano de animação, Studio Mir (Voltron: Legendary Defender e Avatar: The legend of Korra) também se juntou à produção para ajudar a finalizar a produção da animação. O custo final de produção do filme foi de 30 milhões de yuans (US$ 5 milhões), mas em 2016, ano do seu lançamento, Big Fish & Begonia se tornou um grande sucesso na China, arrecadando quase US$ 85 milhões.

Big Fish & Begonia – The Animation Process (English Sub)

Ao longo de 12 anos de produção, mais de 400 pessoas fizeram parte do time de produção, sobretudo para realizarem as animações 2D, 3D e a composição videográfica. Os dois produtores revelaram que grande parte dos frames da animação 2D foram feitos à mão, e o programa RETAS (Revolutionary Engineering Total Animation System – considerado o principal software utilizado na indústria de aníme no Japão) foi utilizado apenas para animar os frames e adicionar cores ao filme. Já para os elementos CG foram utilizados os softwares Autodesk Maya e Houdini Nuke. Ainda segundo Xuan Liang e Chun Zhang, “a animação 2D é um processo bastante diferente da animação CG. Os elementos 3D precisam ser integrados aos planos de fundo, por isso durante a produção precisávamos “renderizar” camadas 3D suficientes para sintetizar os efeitos.”

No Brasil, até a data de hoje, o filme animado Big Fish & Begonia ainda não tem perspectiva de ser lançado nos cinemas, TV ou vídeo!

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