Apple vai produzir série baseada na trilogia de livros “Foundation” de Isaac Asimov

foundation-series

A trilogia é composta pelos romances Foundation (Fundação)(1951), Foundation and Empire (Fundação e Império)(1952) e Second Foundation (Segunda Fundação)(1953) escritos por Isaac Asimov. Originalmente publicado como uma série de contos na Astounding Magazine (revista Astounding) em 1942, e posteriormente editado como livros, a trilogia Foundation (Fundação), narra a complexa saga de seres humanos vivendo em diversos planetas espalhados por toda a galáxia, onde todos vivem sob o domínio do Império Galáctico. Neste universo, existe a ciência da “psico-história”, que mistura sociologia e matemática. Com ela, é possível utilizar como base o presente para determinar os acontecimentos futuros e assim, permitir ou evitar que eles aconteçam. O protagonista Hari Seldon é um psycho-historian (psico-historiador) que desenvolve um cálculo e prevê o iminente colapso do Império Galáctico, levando-o a formar um grupo conhecido como A Fundação, para preservar o conhecimento humano e acelerar a formação de um novo império que será construído para substituir o antigo.

fundacao-serie-isaac-asimov

Foundation (Fundação) é uma obra valiosa e extremamente relevante, que contribuiu diretamente para o desenvolvimento do gênero da ficção científica. É dito por ter influenciado vários de filmes, séries de TV e animação, entre eles o Star Wars (apesar de SW não ser ficção científica, mas sim fantasia no espaço). Muitos dos melhores escritores de ficção científica tentaram roteirizar inúmeras vezes a Trilogia de Asimov, mas todos encontraram dificuldade em restringir a saga em um formato de longa-metragem, mesmo com o aporte de grandes estúdios como a Fox, a Warner Bros com Bob Shaye e Michael Lynne (The Lord of the Rings) e a Sony com Roland Emmerich (Independence Day). Mais recentemente em 2015, a HBO demonstrou interesse em produzir uma série junto com o co-roteirista do filme Interstellar (Interestelar) (2014) e o produtor executivo da série Westworld (2016-presente) Jonathan Nolan, mas um roteiro nunca foi oficialmente desenvolvido. Em Junho do ano passado (2017) a Skydance Television então, adquiriu os direitos do projeto. A empresa também está por trás das atuais séries Grace and Frankie e Altered Carbon para a Netflix, Jack Ryan para a Amazon, Condor para a Audience Network e Dietland para a AMC.

skydance-tv-e-apple

E a Apple, onde entra nisso tudo? Já há alguns anos que a Apple vem planejando estabelecer a sua própria plataforma de conteúdo videográfico on-line, bem no estilo Netflix, Amazon e Hulu. Isso marca a realização de um dos projetos de mais alto nível na lista recente de propostas da Apple. Até agora, a empresa da maçã mordida, já encomendou vários pedidos de série de TV, incluindo um drama protagonizado pelas atrizes Jennifer Anniston e Reese Witherspoon, um thriller de M. Night Shyamalan, sem título ainda, e um drama de Damian Chazelle anunciado em Janeiro deste ano (2018). A Apple também está preparando um reboot de Amazing Stories que tem Steven Spielberg como produtor executivo, além de um drama sobre corrida espacial (ainda sem título) de Ron Moore, o drama See de Steven Knight e Francis Lawrence, e a série sobre imigrantes Little America de Kumail Nanjiana, Emily V. Gordon e Lee Eisenberg que também está em desenvolvimento.

Em uma situação competitiva com outras plataformas de distribuição e produção, a Apple entendeu que estrategicamente ter uma série de ficção científica de peso como a Trilogia Fundação de Isaac Asimov, iria favorecer e muito o seu portfólio e por consequência alavancar o seu projeto de plataforma. Sabendo que a Skydance Television já tinha adquiriu os direitos da Trilogia Fundação em Junho de 2017, a Apple resolveu aportar o projeto da produtora. Desta forma, via Skydance, a série Fundação será escrita e produzida por David S. Goyer que escreveu entre outros, Ghost Rider (Motoqueiro Fantasma), Batman Begins (O Cavaleiro das Trevas) e recente reboot de Terminator (Exterminador do Futuro), que está em andamento, e Josh Friedman que inclui trabalhos nas produções do remake de War of the Worlds (Guerra dos Mundos) e Avatar 2 de James Cameron que também está em produção. David S. Goyer e Josh Friedman também atuarão como co-showrunners, ao lado deles estarão David Ellison, da Skydance, Dana Goldberg e Marcy Ross que também serão os produtores executivos da série.

Até este momento, o elenco não foi anunciado e a série não tem previsão de estréia.

fonte: variety.com