A importância do Licensing (Licenciamento) na indústria de animação

VITRINE-licenciamento

De uma forma bem ampla, podemos encarar o licensing (licenciamento) de marca como ápice do encontro entre a Administração e o Marketing. No cenário de produção videográfica do entretenimento, a combinação destes talentos se torna ainda mais evidente!

O licensing, ou licenciamento de marcas e personagens, movimenta mais de US$ 1 bilhão no Brasil (em vendas ao varejo) e tem apresentado um crescimento expressivo ao longo dos anos.

De acordo com Herbert Greco, “quando criamos marcas e personagens com o poder de emocionar e criar desejo em determinado público, esses elementos passam a ter valor e o potencial de gerar negócios. É a partir deste momento que marcas e personagens, devidamente protegidas juridicamente, criam bases para o negócio do licenciamento.”

“Tornar-se conhecido custa caro, mas criar e manter confiança é um pouco mais complicado, pois não depende tanto de você, mas da opinião dos outros”, segundo Roberto Duailibi, que ressalta: “todas as marcas ou nomes de sucesso em uma categoria podem se transformar em produtos de sucesso em outras categorias, e essa é a essência da disciplina do licensing.”

licenciamento

O que é licensing?

livro LICENSING

Segundo o excelente livro LICENSING Como Utilizar marcas e personagens para agregar valor aos produtos, da autoria de Sebastião Bonfá e Arnaldo Rabelo, o licensing, ou licenciamento, “é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertençam ou sejam controladas por terceiros, em um produto, serviço ou peça de comunicação promocional ou publicitária. Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração (royalty), normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com vendas ou prestação de serviço que utilizaram esse licenciamento”.

Mercado Audiovisual Animação

Em seu livro, Sebastião Bonfá e Arnaldo Rabelo explicam que: só podem ser licenciados personagens e marcas devidamente registrados. No Brasil, o registro de marcas é feito no INPI (Instituto nacional de Propriedade Industrial) e tem validade de 10 anos, podendo ser renovado indefinidamente.

Já o registro de personagens e obras de autor é feito na Escola Nacional de Belas Artes ou na Fundação Biblioteca Nacional (ambas no Rio de Janeiro-RJ) e tem validade de até 70 anos após a morte do autor, caindo em domínio público após esse período.

Existem 3 figuras importantes que movimentam o funcionamento da prática do licensing, são eles:
• Licenciadores: que são os proprietários de marcas, personagens ou de outras propriedades intelectuais e artísticas licenciáveis, como imagens de personalidades, artistas, e celebridades, esculturas, pinturas, arte, moda, etc.
• Agentes de licenciamento: empresas que representam e assessoram licenciadores e empresas que pretendem licenciar, buscando facilitar e viabilizar o processo com o máximo de resultado para todos os envolvidos.
• Licenciados: empresas que licenciam – adquirem temporariamente os direitos de uso de determinada marca ou personagem – com o objetivo de agregar valor ao seu produto ou serviço.

Podemos dizer que a marca é a promessa que uma empresa faz ao seu público, é o conjunto de associações de conceitos à empresa e aos seus produtos. Na medida em que uma marca diferencia uma empresa dos concorrentes e gera associações e conceitos valorizados pelo consumidor, agrega valor aos seus produtos, isto é, faz com que estes sejam mais valorizados.

Para entender melhor essa questão do licenciamento, segue a entrevista que o canal JBox realizou com Luiz Angelotti um dos grandes licenciadores de animação hoje no Brasil.

JBox Entrevista: Luiz Angelotti (Parte 1)

No Brasil, toda a indústria e mercado do licenciamento é organizado e apoiado pela a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) que, além de manuais instrutivos em seu site, organiza o Expo Licensing Brasil, uma feira de licenciamento que acontece anualmente em São Paulo-SP aonde muitos negócios podem ser realizados.

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